domingo, 15 de março de 2009

Duque da Ribeira

Deocleciano Monteiro, popularmente conhecido por Duque da Ribeira, (Porto 24 de Março de 1902 a 9 de Novembro de 1966), foi um nadador salvador e figura carismática da cidade do Porto, em Portugal.
Nascido e criado na Ribeira em convívio diário com o Rio Douro com apenas onze anos, salvou um homem de morrer afogado no rio e, a partir daí, foi protagonista de inúmeros salvamentos naquele local ao longo de décadas. Diz-se que foi a sua mãe quem lhe começou a chamar Duque por ter dificuldade em pronunciar Deocleciano.
O Duque da Ribeira, que trabalhava como barqueiro no Douro, tornou-se na figura mais popular da Ribeira do Porto e foi alvo de diversas homenagens. A praça junto à Ponte Luís I recebeu o seu nome, tendo sido colocada uma lápide no local, com busto de José Rodrigues.
Elevado ao estatuto de figura pública, o Duque da Ribeira conviveu com diversas personalidades portuguesas e estrangeiras e no seu livro de autógrafos constavam as assinaturas da rainha Isabel II, de Inglaterra, dos presidentes portugueses Ramalho Eanes e Mário Soares e do presidente de Moçambique, Samora Machel entre muitos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário