domingo, 5 de abril de 2009

Dois Ex- libris da Cidade do Porto

Livraria Latina
A «Latina» surgiu de um antigo sonho
que ainda não realizei por completo.
A «Latina» nasceu sem ódios, nem invejas,
sem inimizades portanto sem elas há-de continuar sempre!"
(Henrique Perdigão, dono da LATINA numa conferência proferida a 5 de Setembro de 1944, na Biblioteca Municipal de São Paulo, Brasil)
Situada na rua de Santa Catarina, em plena Baixa do Porto, a Latina é uma das livrarias mais antigas da cidade invicta, existe desde 1942.


Café Magestic
O Café Majestic é um local ligado à história do Porto não só pela ambiência cultural que o envolve, nomeadamente a tradição do café tertúlia, onde se encontravam várias personalidades da vida cultural e artística, mas, também, pela sua arquitectura de identidade Arte Nova.
Inaugurado a 17 de Dezembro de 1921, com o nome de "Elite", o café, situado no n.º 112 da Rua de Santa Catarina, esteve desde logo associado a uma certa frequência das pessoas distintas da época. Um dos que esteve presente na inauguração foi o piloto aviador Gago Coutinho, acabado de chegar de uma viagem à ilha da Madeira, e que ficou encantado com o esplendor da decoração arte nova.
No ano seguinte o nome mudaria de Elite para Majestic, sugerindo o chic parisiense, mais de encontro à clientela que pretendia atrair, e tão apreciado na época.
Frequentaram o café nomes como Teixeira de Pascoaes, José Régio, António Nobre, o filósofo Leonardo Coimbra. Mais tarde tornou-se lugar assíduo para os estudantes e professores da Escola de Belas Artes do Porto.
Uma outra das conhecidas tertúlias que o animou era constituída pelo escultor José Rodrigues e pelos pintores Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro. Este grupo adoptaria, devido à classificação final do curso, o irónico nome de "Os quatro vintes", e manter-se-ia unido numa série de exposições no Porto, em Lisboa e em Paris no período 1968-1971.
Hoje em dia continua a ser animado com recitais de poesia, concertos de piano, exposições de pintura, lançamentos de livros, realização de algumas cenas para filmes nacionais ou estrangeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário