domingo, 5 de abril de 2009

Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

Nos anos idos de 1216/17 S. Francisco de Assis enviou para Portugal os seus discípulos fr. Zacarias e fr. Gualter, segundo escreveu fr. Lucas, dizendo-lhes: Filhos eu vos tenho destinados pera pregardes no Reino de Portugal. Aveis de ir de dous em dous, em nome do Altíssimo Senhor, o qual vos guarde e ajude no Caminho. E lembrai-vos, que Ele vos encomenda a salvação de muita gente. Pelo que trabalhai por pregardes penitência: mas sejam vossas palavras acompanhadas por obras, porque neste caso o exemplo monta mais, que a doutrina.
São Gualter, chegado a Guimarães recolheu-se próximo da vila e no sopé do monte de Santa Catarina em local deste então designado por Fonte Santa, em Urgeses. A sua prática de vida e as suas pregações, conduziram que logo após a sua morte lhe fosse prestada veneração, havendo relatos de sucessos milagrosos junto do seu primeiro sepulcro. A fé e a devoção a S. Gualter foi crescendo sempre acompanhada por notícias milagrosas o que terá conduzido para que presuntivamente no ano de 1527 tenha sido fundada a Irmandade de São Gualter, sendo certo que no ano de 1577 a Irmandade e o povo de Guimarães erigiu uma capela na igreja do Convento de S. Francisco. Logo no ano seguinte foi a Irmandade indulgenciada por Sua Santidade o papa Gregório XIII (17.12.1578).
Continua a fé e o culto em honra do padroeiro de Guimarães e por certo desde cedo se fazia sair a solene procissão em sua honra, pois a 20.01.1622 obtêm a Irmandade de São Gualter, do Rei D. Filipe III, alvará para renovar a Procissão passando dessa forma a dita procissão a contar com a assistência pessoal dos vereadores da Câmara.
Passam-se os anos e com a reforma da igreja de São Francisco, por volta de 1750, assistiu a Irmandade de São Gualter à demolição da sua capela, só obtendo novamente altar de culto no ano de 1800 por acordo obtido do marquês de Pombal, administrador do Altar do Descendimento, na igreja de S. Francisco. Aí são de novo postas à veneração popular as venerandas relíquias do milagroso São Gualter, facto que muito agradou aos vimaranenses, recrudescendo assim o culto e as atenções da Irmandade para com o seu património fazendo importantes obras na Fonte Santa, restaurando imagens e relicários.
A partir de meados do sec. XX transfere-se a Irmandade de São Gualter para a igreja da Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, tendo para esse efeito mandado fazer nova imagem de São Gualter, de corpo inteiro, que foi instalada num altar da dita igreja.
Desde então é desta morada que se faz sair a Solene Procissão de São Gualter, no primeiro domingo de Agosto.

1 comentário:

  1. _________________________________________

    Pedro, você tem aqui, muitas fotos bonitas!

    Adoro fotografia...Gostei de conhecer esse espaço!

    Beijos de luz e uma FELIZ PÁSCOA!

    ___________________________________________

    ResponderEliminar