sábado, 22 de agosto de 2009

QUINTANDONA - ALDEIA DE XISTO

O actual lugar de Quintandona, referido nas Inquirições de Afonso III (1258) sob a designação de "Quintana donega", tem 64 habitantes, com uma média de idades de 34 anos. Dispensando os ATL’s, a ausência de trânsito automóvel e a calma que reina nesta povoação permite que as crianças brinquem sozinhas na rua até ao anoitecer.

Através da medida Agris do Programa Operacional da Região Norte, a Câmara Municipal de Penafiel efectuou em Quintandona intervenções no espaço público (abastecimento de água e saneamento básico, electricidade, telefones, construção de passeios e zonas de lazer). Foram também intervencionadas habitações privadas, embora algumas tenham sido recuperadas pelos próprios proprietários.

Na ausência de qualquer elemento de carácter dissonante, utilizando o xisto, o granito, a ardósia e a madeira como materiais de construção, o núcleo da aldeia é exclusivamente constituído por habitações de traça tradicional, no seio de alguns equipamentos públicos (tanque, fontenário, …) outros ligados à produção (espigueiros, eiras,…) e construções de índole religiosa (capela, cruzeiro, …).

Sem comentários:

Enviar um comentário